Uma planilha editável (com tudo explicadinho) para vocês se organizarem desde o início.
Aqui vão algumas dicas ↓
Como se não houvesse amanhã! Isso mesmo! Antes de começar a sofrer pela lista de convidados, rascunhe os nomes de todas as pessoas que gostariam de convidar - como se não houvesse amanhã e se sua conta bancária fosse recheada. Só assim você terá noção de quanto é o “muito” ou o “pouco” que tanto falam.
Como, quando e onde? Vale no guardanapo do bar, bloco de notas, Google Keep ou DOCs compartilhado. Vocês que mandam! Vale o que vier! Se forem do tipo que amam planilhas e organização, já começa a fazer esse rascunho aqui em nossa própria planilha, preenchendo - primeiramente - a coluna nomes e origem (que são os grupos)
Grupos? WTF? Associe os nomes por grupos (coluna correspondente a "origem", na planilha), ou seja, amigos do trabalho da noiva, amigos do futebol do noivo e assim por diante. Dessa forma, se precisarem fazer cortes, vocês vão cortar o grupo, pois fica menos chato do que cortar várias pessoas de grupos diferentes. Quem não for convidado vai entender que daquele grupo não chamaram ninguém.
Vamos falar sobre seus pais, sim é preciso! Vocês precisam deixar muito alinhado entre o casal, como será feita a lista. 50% da noiva e outros 50% para o noivo? Os pais terão direito a convidar alguém? Quantas pessoas ou quantos % da lista? Depois de esclarecer entre vocês, é hora de convidar sogra, papagaio e pirikito, para um lanche e esclarecer absolutamente tudo sobre a lista de convidados. Legal de fazer junto com as duas famílias, para uma não pensar que a outra está sendo mais privilegiada. Com educação e carinho dá tudo certo! ♥
Lembrete! Como a confirmação dos convidados (RSVP) só é feita dois, três meses antes do casamento e você precisa de uma estimativa para fazer orçamentos, ao finalizar a lista subtraia 20% do total. Por mais querido que vocês sejam, é comum contar com essa margem de faltosos. Para destination wedding, aumente essa margem para -60% ou -70% de faltosos.
Vai lá e faz! De resto, é só trocar ideia com sua assessora e ficar ligadx na Inesquecível Casamento.